Relato das atividades realizadas em 2009 - GESTAR II
Em abril iniciamos os Encontros do Programa Gestar II em Água Boa-MT. Para motivar a participação de todos. O formador propôs a dinâmica do colar que nos fez acreditar de que nós professores somos as pérolas, os responsáveis pelo sucesso ou não da formação, ele, seria apenas o condutor.
E assim foram os demais encontros, cada qual com suas particularidades e aprofundamentos, e nas etapas intermediárias cada cursista estudou e aplicou na prática atividades com seus aprendizes. Eu, pessoalmente desenvolvi projetos de trabalho com alunos da 8ª.série do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Antonio Gröhs, tive algumas dificuldades, mas muitas alegrias e aprendizagens.
Relatarei aqui um pouco do que desenvolvi em sala de aula. As atividades aqui propostas tiveram inspiração no programa Gestar II, entre outras fontes de pesquisa.
A leitura, a oralidade e a escrita são formas de comunicação e nos levam adquirir novos conhecimentos, transformar aquilo que já temos, comunicar o que pensamos e conhecemos sobre o mundo aos outros. Sendo assim, todos aprendemos e desenvolvemos a leitura, a oralidade e a escrita de acordo com os diversos contextos em que vivemos.
Pensando nisso, e procurando aproximar os textos que nossos aprendizes escrevem na escola e as suas vidas cotidianas, a fim de evitar qualquer exclusão dos aprendizes de se comunicarem, utilizando a escrita, nas situações geradas em nossa sociedade, pensei no desenvolvimento dessa proposta que procura dar enfoque a partir do processo de leitura e produção textual para que os aprendizes sintam-se envolvidos no ensino da escrita e que possam desenvolver a escrita comunicativa.
As aulas desenvolvidas tiveram por objetivo ensinar e aprender conteúdos significativos a partir de textos do interesse da juventude e principalmente por meio de projetos de trabalho. No início do ano fiz com os aprendizes, na sala de aula, um levantamento dos temas de seu interesse. Surgiram vários: Gravidez na Adolescência, Sexualidade, DSTs, Anorexia, Preconceito, Cultura Indígena, Cultura Indiana, Consumismo, entre outros. Trabalhando os temas sugeridos, desenvolvi minhas aulas de Língua Portuguesa. A experiência foi desenvolvida em três turmas do 9° ano. Dentro do projeto maior desenvolvi projetos menores.
O primeiro projeto desenvolvido foi “o projeto ADOLESCER”. Os aprendizes foram divididos em grupos de quatro pessoas, a partir do tema escolhido, tinham que aprofundar e estudá-lo através de pesquisa em livros, internet, entrevistas. Escreveram um trabalho dentro das regras da ABNT, montaram slides, sempre seguindo critérios e orientações estabelecidas em sala de aula. E a partilha foi realizada através de seminário na própria turma. Todos os assuntos foram muito bem desenvolvidos, explorados e apresentados. Um ponto que merece ser destacado é a criatividade nas apresentações com slides, foram muito criativas. Os aprendizes que melhor desenvolveram seus temas foram convidados pela direção da escola para apresentá-los às outras turmas da escola. E um dos temas foi “Bullyng”, realidade também enfrentada pela escola. Isso foi muito interessante porque os aprendizes sentiram-se valorizados pelo trabalho feito, principalmente a melhora da autoestima dos jovens. Por outro lado quando o adolescente fala ao adolescente parece que a aprendizagem chega mais rápido. ou melhor, a linguagem é a mesma, gerando melhor compreensão.
No decorrer das produções, pesquisas e atividades na sala de aula surgiram várias dúvidas e no momento em que elas surgiam foram sendo sanadas através de outras atividades, então foi trabalhado como devemos fazer uma pesquisa, os passos para montar um bom trabalho, como fazer uma apresentação oral e assim fui procedendo no desenvolvimento das aulas, sempre tirando dúvidas e ao mesmo tempo, devolvendo mais e mais perguntas para que ficassem motivados e instigados a estudar. Ao final escreveram um texto dissertativo cada grupo sobre o tema estudado.
Um dos grupos foi a Secretaria de Saúde, convidou um enfermeiro para proferir uma palestra sobre um tema muito polêmico e de interesse de todos os adolescentes sobre as “doenças sexualmente transmissíveis”. O grupo chamou a televisão local e deu entrevista alertando sobre os perigos das doenças sexuais. Todos gostaram da atividade. Após produzirem os textos foi trabalhada a estrutura de um texto dissertativo.
Outros projetos desenvolvidos foram: “A VIDA VALE MAIS”, e o projeto “SABER É SABOR: INVENTOS E INVENTORES”, os dois muito atuais, foram debatidos e refletidos temas sobre a importância dos valores em nossa vida, e o outro, refletiu sobre as transformações que aconteceram nos últimos anos que mudaram os hábitos das pessoas, desde a máquina de escrever até o celular. Sempre lembrando que os gêneros textuais foram trabalhados e sistematizados, com produções escritas, como crônica, poemas, reportagens, noticiário, fábulas. As produções estão sendo editadas em um livro de coletâneas.
E por último foi desenvolvido o projeto “CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE E OS GÊNEROS TEXTUAIS” dando enfoque ao desenvolvimento sustentável e o cuidado com a vida humana a partir de pequenas atitudes. Também durante as aulas estabelecemos com os estudantes a leitura de três livros por bimestre, a livre escolha, e nos primeiros 15 minutos da aula todos os alunos fariam leitura individual do livro escolhido, ou por outro lado eu sempre levava para a classe revistas, livros de histórias, jornais e outros para que todos naquele momento lessem. Após a leitura algumas pessoas compartilhavam o que haviam lido, sempre gerando debates profundos e interessantes entre os participantes.
Nesse sentido, percebi que compartilhando idéias na sala de aula através de planejamento participativo, seminários, teorias teatralizadas, pesquisas, intercâmbio entre as classes, oficinas, estímulo constante aos aprendizes, as aulas aproximaram as pessoas, valorizando a construção coletiva. Os aprendizes descobrem o jornal, o livro, as revistas, criam hipóteses, antecipam a leitura, lêem, interpretam, pensam, selecionam, propõem, brincam, acolhem, integram, apaixonam-se. E neste ambiente é bom estudar e aprender porque todos trabalham em parceria e de uma maneira mais comprometida e prazerosa.
E para fortalecer a aprendizagem os pais foram convidados a uma palestra sobre a importância da participação da família no sucesso escolar do aprendiz. Foi muito interessante porque a reunião foi com todos os pais da escola e nesse momento pude explanar aos pais sobre a importância da participação dos pais na escola para o sucesso escolar de seus filhos, o professor Lauro falou sobre a família hoje, a Diretora endossou o que foi dito e fez alguns esclarecimentos a cerca das regras da escola e propostas da escola para 2009. Para preparar a palestra segui as orientações da cartilha do Ministério da Educação, na oportunidade foi reforçada a importância dos pais incentivarem os filhos a lerem, acompanharem as atividades escolares dos filhos, dentre outras coisas.
É essencial estabelecer expectativas de aprendizagem, garantindo o acesso à leitura, que sabemos ser direito do cidadão, e este precisa ser assegurado. Em relação a este direito o governo federal está promovendo a ampliação do acervo bibliográfico nas escolas, para que os aprendizes tenham a oportunidade de ler, mais e mais e, consequentemente, interpretar e escrever com competência.
O espaço para o desenvolvimento da leitura e da livre expressão encoraja a troca, fortalece a autoestima, a identidade e constrói a cidadania do adolescente. É fundamental que, mesmo sem dominar a técnica de leitura, todos tenham acesso às informações do dia a dia. Nós educadores devemos fazer a leitura sistemática de notícias para os alunos de todos os anos. Trazer notícias relacionadas às discussões ocorridas na sala de aula aguçará a curiosidade dos adolescentes pela busca de novas informações sobre temas de seu interesse. Logo, os próprios aprendizes trarão sua contribuição de leitura, pois sentem, naturalmente, que quem os orienta é um leitor atento e interessado em compartilhar suas descobertas com seus aprendizes. O hábito se forma através do exemplo prazeroso. Portanto “Ler e Escrever se aprende lendo e escrevendo”.
Lucia Schuster
Água Boa - MT
Em abril iniciamos os Encontros do Programa Gestar II em Água Boa-MT. Para motivar a participação de todos. O formador propôs a dinâmica do colar que nos fez acreditar de que nós professores somos as pérolas, os responsáveis pelo sucesso ou não da formação, ele, seria apenas o condutor.
E assim foram os demais encontros, cada qual com suas particularidades e aprofundamentos, e nas etapas intermediárias cada cursista estudou e aplicou na prática atividades com seus aprendizes. Eu, pessoalmente desenvolvi projetos de trabalho com alunos da 8ª.série do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Antonio Gröhs, tive algumas dificuldades, mas muitas alegrias e aprendizagens.
Relatarei aqui um pouco do que desenvolvi em sala de aula. As atividades aqui propostas tiveram inspiração no programa Gestar II, entre outras fontes de pesquisa.
A leitura, a oralidade e a escrita são formas de comunicação e nos levam adquirir novos conhecimentos, transformar aquilo que já temos, comunicar o que pensamos e conhecemos sobre o mundo aos outros. Sendo assim, todos aprendemos e desenvolvemos a leitura, a oralidade e a escrita de acordo com os diversos contextos em que vivemos.
Pensando nisso, e procurando aproximar os textos que nossos aprendizes escrevem na escola e as suas vidas cotidianas, a fim de evitar qualquer exclusão dos aprendizes de se comunicarem, utilizando a escrita, nas situações geradas em nossa sociedade, pensei no desenvolvimento dessa proposta que procura dar enfoque a partir do processo de leitura e produção textual para que os aprendizes sintam-se envolvidos no ensino da escrita e que possam desenvolver a escrita comunicativa.
As aulas desenvolvidas tiveram por objetivo ensinar e aprender conteúdos significativos a partir de textos do interesse da juventude e principalmente por meio de projetos de trabalho. No início do ano fiz com os aprendizes, na sala de aula, um levantamento dos temas de seu interesse. Surgiram vários: Gravidez na Adolescência, Sexualidade, DSTs, Anorexia, Preconceito, Cultura Indígena, Cultura Indiana, Consumismo, entre outros. Trabalhando os temas sugeridos, desenvolvi minhas aulas de Língua Portuguesa. A experiência foi desenvolvida em três turmas do 9° ano. Dentro do projeto maior desenvolvi projetos menores.
O primeiro projeto desenvolvido foi “o projeto ADOLESCER”. Os aprendizes foram divididos em grupos de quatro pessoas, a partir do tema escolhido, tinham que aprofundar e estudá-lo através de pesquisa em livros, internet, entrevistas. Escreveram um trabalho dentro das regras da ABNT, montaram slides, sempre seguindo critérios e orientações estabelecidas em sala de aula. E a partilha foi realizada através de seminário na própria turma. Todos os assuntos foram muito bem desenvolvidos, explorados e apresentados. Um ponto que merece ser destacado é a criatividade nas apresentações com slides, foram muito criativas. Os aprendizes que melhor desenvolveram seus temas foram convidados pela direção da escola para apresentá-los às outras turmas da escola. E um dos temas foi “Bullyng”, realidade também enfrentada pela escola. Isso foi muito interessante porque os aprendizes sentiram-se valorizados pelo trabalho feito, principalmente a melhora da autoestima dos jovens. Por outro lado quando o adolescente fala ao adolescente parece que a aprendizagem chega mais rápido. ou melhor, a linguagem é a mesma, gerando melhor compreensão.
No decorrer das produções, pesquisas e atividades na sala de aula surgiram várias dúvidas e no momento em que elas surgiam foram sendo sanadas através de outras atividades, então foi trabalhado como devemos fazer uma pesquisa, os passos para montar um bom trabalho, como fazer uma apresentação oral e assim fui procedendo no desenvolvimento das aulas, sempre tirando dúvidas e ao mesmo tempo, devolvendo mais e mais perguntas para que ficassem motivados e instigados a estudar. Ao final escreveram um texto dissertativo cada grupo sobre o tema estudado.
Um dos grupos foi a Secretaria de Saúde, convidou um enfermeiro para proferir uma palestra sobre um tema muito polêmico e de interesse de todos os adolescentes sobre as “doenças sexualmente transmissíveis”. O grupo chamou a televisão local e deu entrevista alertando sobre os perigos das doenças sexuais. Todos gostaram da atividade. Após produzirem os textos foi trabalhada a estrutura de um texto dissertativo.
Outros projetos desenvolvidos foram: “A VIDA VALE MAIS”, e o projeto “SABER É SABOR: INVENTOS E INVENTORES”, os dois muito atuais, foram debatidos e refletidos temas sobre a importância dos valores em nossa vida, e o outro, refletiu sobre as transformações que aconteceram nos últimos anos que mudaram os hábitos das pessoas, desde a máquina de escrever até o celular. Sempre lembrando que os gêneros textuais foram trabalhados e sistematizados, com produções escritas, como crônica, poemas, reportagens, noticiário, fábulas. As produções estão sendo editadas em um livro de coletâneas.
E por último foi desenvolvido o projeto “CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE E OS GÊNEROS TEXTUAIS” dando enfoque ao desenvolvimento sustentável e o cuidado com a vida humana a partir de pequenas atitudes. Também durante as aulas estabelecemos com os estudantes a leitura de três livros por bimestre, a livre escolha, e nos primeiros 15 minutos da aula todos os alunos fariam leitura individual do livro escolhido, ou por outro lado eu sempre levava para a classe revistas, livros de histórias, jornais e outros para que todos naquele momento lessem. Após a leitura algumas pessoas compartilhavam o que haviam lido, sempre gerando debates profundos e interessantes entre os participantes.
Nesse sentido, percebi que compartilhando idéias na sala de aula através de planejamento participativo, seminários, teorias teatralizadas, pesquisas, intercâmbio entre as classes, oficinas, estímulo constante aos aprendizes, as aulas aproximaram as pessoas, valorizando a construção coletiva. Os aprendizes descobrem o jornal, o livro, as revistas, criam hipóteses, antecipam a leitura, lêem, interpretam, pensam, selecionam, propõem, brincam, acolhem, integram, apaixonam-se. E neste ambiente é bom estudar e aprender porque todos trabalham em parceria e de uma maneira mais comprometida e prazerosa.
E para fortalecer a aprendizagem os pais foram convidados a uma palestra sobre a importância da participação da família no sucesso escolar do aprendiz. Foi muito interessante porque a reunião foi com todos os pais da escola e nesse momento pude explanar aos pais sobre a importância da participação dos pais na escola para o sucesso escolar de seus filhos, o professor Lauro falou sobre a família hoje, a Diretora endossou o que foi dito e fez alguns esclarecimentos a cerca das regras da escola e propostas da escola para 2009. Para preparar a palestra segui as orientações da cartilha do Ministério da Educação, na oportunidade foi reforçada a importância dos pais incentivarem os filhos a lerem, acompanharem as atividades escolares dos filhos, dentre outras coisas.
É essencial estabelecer expectativas de aprendizagem, garantindo o acesso à leitura, que sabemos ser direito do cidadão, e este precisa ser assegurado. Em relação a este direito o governo federal está promovendo a ampliação do acervo bibliográfico nas escolas, para que os aprendizes tenham a oportunidade de ler, mais e mais e, consequentemente, interpretar e escrever com competência.
O espaço para o desenvolvimento da leitura e da livre expressão encoraja a troca, fortalece a autoestima, a identidade e constrói a cidadania do adolescente. É fundamental que, mesmo sem dominar a técnica de leitura, todos tenham acesso às informações do dia a dia. Nós educadores devemos fazer a leitura sistemática de notícias para os alunos de todos os anos. Trazer notícias relacionadas às discussões ocorridas na sala de aula aguçará a curiosidade dos adolescentes pela busca de novas informações sobre temas de seu interesse. Logo, os próprios aprendizes trarão sua contribuição de leitura, pois sentem, naturalmente, que quem os orienta é um leitor atento e interessado em compartilhar suas descobertas com seus aprendizes. O hábito se forma através do exemplo prazeroso. Portanto “Ler e Escrever se aprende lendo e escrevendo”.
Lucia Schuster
Água Boa - MT
Olá,estive aqui em seu blog, gostei e virei sua seguidora,voltarei mais vzs par a ler tds os textos.Esporo sua visitano meu blog e quem sabe ser minha seguidora tb.http://sandra-barreto.blogspot.com/
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